sábado, 9 de agosto de 2014

Le Grand Palais

Vale a pena conhecer o Grand Palais, em Paris. É um admirável centro de artes no coração de Paris, Deixo o link para o tour virtual, uma beleza.
http://www.grandpalais.fr/fr/la-visite-virtuelle
Viaje pelo portal e você vai conhecer muito mais sobre esta obra magnifica.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Van Gogh no Orsay

  Quem visitar o Orsay até 6 de junho poderá ver além dos doze óleos permanentemente expostos, mais outras trinta e três telas do holandês genial. Nunca tantas obras de Vincent Van Gogh  (1853- 1890) foram reunidas em Paris como agora, na exposição “O Suicida da Sociedade”.    
  O museu levou três anos  para reunir obras significativas de colecionadores e instituições, e de acordo com a curadora Isabelle Cahn, traz uma originalidade imperdível.


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Para os que gostam de fotografia.


Recém inaugurada no Beaubourg (Centre Pompidou de Paris), uma exposição de Henri Cartier-Bresson.  Além de fotos, podem ser vistos desenhos, filmes e documentos e percorrer os 70 anos do intenso trabalho do artista. São mais de 500 documentos e imagens, divididos em períodos históricos: 1926/1935 – marcado pela proximidade com os surrealistas; 1936/1945 – engajamento político do fotógrafo logo após seu retorno dos EUA, durante sua estadia de 10 anos na França; 1947/1970 – a foto-reportagem após o nascimento da agência Magnum. Vai até o dia 09/06/2014; Centre Pompidou; qua/dom. 11h/23h; 11 euros o ingresso (13 no período noturno).

É só clicar para saber mais: http://www.centrepompidou.fr/

                                                       Foto de Henri Cartier-Bresson    

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Estágio em Paris - 3 meses

EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL
RESIDÊNCIAS 2014 NA CIDADE INTERNACIONAL DAS ARTES – PARIS
EDITAL
O programa de residências na “Cidade internacional das artes” em Paris é destinado aos artistas das áreas de atuação abaixo mencionadas, que desejarem desenvolver um programa de criação e pesquisa em Paris, durante três meses. A chamada às candidaturas para o segundo semestre de 2014 está aberta de 14 de fevereiro a 9 de março de 2014.
O Governo francês dispõe, na Cidade internacional das artes, de 13 ateliês de 40m² cada, para os artistas estrangeiros. Os artistas se deslocam à residência para desenvolverem um projeto de criação e pesquisa por um período de três meses. A imersão nessa estrutura de acolhimento em pleno coração de Paris lhes permite a concentração total em sua criatividade e o aprofundamento de sua pesquisa fora de seu contexto habitual.
Depois de mais de uma década, cerca de quarenta artistas estrangeiros se beneficiam todo ano deste programa de residências.
Chamada a candidaturas – 2° semestre de 2014
Inscrições abertas até domingo, 9 de março de 2014
DISCIPLINAS ABRANGIDAS
·         arquitetura, paisagem, urbanismo
·         intervenção urbana, circo e marionetes
·         artes plásticas
·         dança, performance
·         teatro
Não serão considerados os projetos para residências em outras disciplinas.
MODALIDADES
O programa de residências é destinado a artistas estrangeiros. A Embaixada da França (Serviço de Cooperação e Ação Cultural) se encarregará do envio das candidaturas para Paris.
Tempo da permanência
3 meses consecutivos, durante o segundo semestre de 2014.
Condições da permanência
O Governo francês arcará com os custos de aluguel de um ateliê/residência com espaço de aproximadamente 40m², na “Cidade internacional das artes”, situada em 18, rue de l’Hôtel de Ville, no bairro de Marais em Paris. A Embaixada da França oferecerá a passagem aérea e uma bolsa de 3.000 euros ao candidato escolhido pela comissão em Paris. Todos os gastos e despesas utilizados para além deste propósito deverão ser custeados pelo candidato.
Critérios de elegibilidade
Os candidatos devem:
·         ter mais de 18 anos;
·         estar atuando na vida profissional;
·         falar francês (ou inglês) – uma avaliação poderá ser realizada;
·         justificar trabalhos anteriores;
·         serem autônomos na gestão da residência;
·         se liberar de suas atividades profissionais durante todo o período da permanência.
As inscrições estão abertas somente para artistas, individualmente. Não serão aceitas inscrições de companhias, grupos e outros coletivos.
Calendário
·         Abertura da chamada às candidaturas: 14 de fevereiro de 2014.

·         Data-limite para o registro das inscrições: 9 de março de 2014.

·         Comissão de seleção (em Paris): início em abril de 2014.

·         Comunicação dos resultados: final de abril de 2014.

Modalidades de seleção
O Governo francês se reserva o direito de desconsiderar quaisquer projetos, abstendo-se de motivar sua decisão. Suas decisões não admitem recursos.
Entrega da inscrição
As candidaturas devem ser entregues à Embaixada da França no Brasil, através do e-mailscacbrasilia@gmail.com.
O dossiê de candidatura deve compreender :
·         O Currículo do candidato (máximo: uma página em frente e verso)

·         A descrição do projeto em português (máximo: 4 páginas), se possível com a tradução em francês

·         Uma carta de motivação

·         Certificado de estudos em francês (se houver)

·         Uma carta de acordo do empregador (se houver) para uma licença de três meses no segundo semestre de 2014
Projetos incompletos serão desconsiderados.
Mais detalhes em:




segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Classificação simples dos Vinhos na França

Vin de Table – É o vinho de mesa comum. Não traz nenhuma indicação geográfica ou de uva no rótulo. São vinhos de consumo interno, sem muita exportação. Há pouco ou nenhum controle sobre estes vinhos.

Vin de Pays – Indica os vinhos regionais. Fornece o nome da região, sendo que esta engloba uma área bem maior que as outras de classificações superiores. Como existe mais flexibilidade nesta classificação, alguns produtores até indicam as uvas no rótulo. São vinhos finos simples, mas que podem indicar grande valor (custo-benefício).encontramos alguns no Brasil de boa relação preço qualidade.

Vin Délimité de Qualité Superieur (VDQS) – É o segundo nível de qualidade, de cima para baixo. Significa “vinho demarcado de qualidade superior” e varia de vinhos finos simples a finos. Muitas vezes, um “Vin de Pays” que atinge maiores níveis de qualidade é “promovido” a VDQS.

Appellation d´Origine Controlée (AOC) – É o nível mais alto da qualificação. Sugere um certo estilo, mas nem sempre garante qualidade. A maioria dos rótulos fornece o nome da região no lugar de “d´Origine”. Como, por exemplo, Appellation Bordeaux Controlée, indicando que o vinho é da região de Bordeaux. A qualidade dos vinhos AOC varia de semifinos a nobres.


Outro fator importante na classificação dos vinhos franceses é que quanto mais específico se é quanto à origem das cepas, mais caro será o vinho e, provavelmente, melhor ele será. Por exemplo, um vinho rotulado “Appellation Médoc Controlée” procede de uma sub-região de Bordeaux. Assim, as uvas provêm de uma área mais restrita do que se o rótulo indicasse apenas “Bordeaux”. Por sua vez, “Appellation Pauillac Controlée” é ainda mais específico. As uvas são cultivadas em uma micro-região dentro de Bordeaux, o que faz com que sua qualidade seja bem superior às outras citadas.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dica para comprar vinho em supermercados de Paris

Se procura um vinho de alta qualidade, verifique também a cápsula que vem na tampa, ela pode ter três adesivos diferentes:
A melhor opção é o adesivo verde, a segunda melhor é a azul e a de menor qualidade é a marrom. No adesivo também terá três opções de letra: a melhor opção é o R, a segunda melhor é E e a última é o N. Assim, você tem mais chance de acertar na escolha do vinho se ele tiver a etiqueta verde e a letra R, se você não conseguir achar, procure o verde com a letra E, ainda não conseguiu achar o melhor? Opte pelo verde letra N.A prioridade é a cor e depois a letra!

R: Récoltant    Adesivo Verde: AOC
E:Exploitant    Adesivo Azul: Vinho do País  
N:Négociant   Adesivo Marrom: Vinho de Mesa

Verifique se  o vinho possui uma medalha (isso é indicado através de um adesivo que fica perto da embalagem principal):

Geralmente o vinho que possui medalha já é um vinho mais caro, mas você terá a certeza de que ele é bom. As medalhas funcionam como nas Olimpíadas: de ouro, prata e bronze.